Chás para gripe: veja 5 opções para fazer em casa

A mudança de tempo acaba ocasionando muitas doenças nas pessoas, entre elas a gripe, para isso existem chás para gripe que podem ajudar na sua saúde. Ela começa assim, com uma moleza repentina, tosse seca, febre alta, dores musculares, dor de cabeça por alguns dias e ainda dor de garganta, em casos mais graves.

chás para gripe

E não há muito como evitar, pois, tanto a gripe quanto o resfriado são causados por vírus e em uma aglomeração de pessoas é mais fácil ainda pegá-la por conta disso, mas, por sorte, são doenças de tratamento e cura fáceis, desde que se tome alguns cuidados.

E falando em cuidados, sabe aqueles chazinhos para gripe que toda mãe herda da avó e fazem efeito? Pesquisamos alguns dos mais populares e que realmente ajudam a curar a gripe.

Confira 5 chás para gripe

cha alecrim

Os chás para gripe que selecionamos são ótimos para fortalecer o seu sistema imunológico, fazendo com que a possibilidade de cura seja mais rápida. Para prepará-los, basta comprar as ervas em supermercados ou em feiras de hortifrútis e fervê-lo em água bem quente.

Os tipos de chás para gripe mais eficientes para aliviar a gripe são:

1 – Gengibre

Um dos chás para gripe mais eficazes, sem dúvida, é o gengibre. Ele conta com ações antibacteriana, é desintoxicante, e ajuda a melhorar o sistema digestivo e respiratório, por conta disso ele é muito utilizado para melhorar a influenza – como a gripe é conhecida -, mesmo que tenha um gosto meio ardido.

gengibre canela

2 – Limão com mel

O limão é rico em vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunológico, ajuda a parar a coriza e o mel também, além de suas propriedades antibacterianas. Uma gotinha dele dentro do chá de limão pode ser eficaz para ajudar a acabar com aquela gripe forte.

O gosto pode até ficar meio estranho, mas vale a pena. Antes encarar o lado amargo do limão do que uma pilha de comprimidos, não acha?

3 – Hortelã

A erva é conhecida por ter nutrientes que auxiliam o corpo em vários aspectos, entre eles o combate à gripe, por atuar como uma espécie de “expectorante” natural.

Além disso, é um dos tipos de chás para gripe mais fáceis de ser encontrados em sachês, nos supermercados, então é só comprar a caixinha e adicionar um sachê na xícara com água bem quente.

4 – Chá mate

Apesar da cafeína, o chá mate é rico em vitamina C, que também auxilia as defesas do organismo, ajudando a afastar a gripe, porém ele não é recomendado para quem tem sérios problemas de insônia, por que a cafeína faz a pessoa ficar ativa demais em um horário que seria de descanso, que é uma coisa muito importante na gripe: o repouso e o descanso do corpo.

5 – Alho

alho

Deixamos o chá de alho por último por que é preciso um pouquinho de coragem para tomá-lo, pois o seu gosto não é nada agradável, mas funciona muito bem para a gripe, pois ele possui um composto que também ajuda a combatê-la e também auxilia em outras infecções e doenças.