Quais os Benefícios do pimentão para a saúde

Não é de hoje que usamos os benefícios do pimentão para decorar os pratos e dar mais cor nas nossas refeições. Além de ter um gosto bem característico, você pode encontrar o pimentão em diversas cores, como o amarelo, verde e vermelho.

O pimentão é pouco calórico, sendo assim, a sua inserção nos pratos promove uma dieta e alimentação ainda mais saudável. Esse vegetal pode ser ingrediente de muitas saladas e pratos, como o arroz à grega.

Quais os Benefícios do pimentão para a saúde

Muita gente ainda não sabe se existe ou não diferença entre as cores dos pimentões nem os benefícios do pimentão. Afinal, há ou não há? A resposta é sim! Saiba que o pimentão é um vegetal que, quando está totalmente maduro, tem a coloração vermelha. Quando não está maduro, ele é um pimentão verde e a cor amarela é o meio termo.

A diferença ainda reside nas propriedades do pimentão, uma vez que o pimentão vermelho tem mais vitamina A e vitamina C e ainda contém 10 vezes mais beta caroteno do que as outras versões, tanto a amarela e a verde. Isso quer dizer que seria melhor para a nossa saúde de ingeríssemos mais o pimentão vermelho.

Benefícios do pimentão para saúde

Confira os benefícios do pimentão para a saúde

side view bowl bell peppers center dark grey table with dark green background

Os benefícios do pimentão em antioxidante

Uma das principais vantagens do pimentão é a ação antioxidante que ela promove no organismo. Aliás, saiba que o pimentão é um dos alimentos que mais estimula a produção de colágeno, favorecendo uma pele mais saudável, delicada e macia, porque os antioxidantes combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e limpando o organismo de modo geral.

Essa ação antioxidante também é ótima para a proteção da parede intestinal, já que o pimentão contém flavonoides e fibras. Assim, o trânsito intestinal permanece mais regularizado. Então o seu organismo ficará mais limpo e menos inchado com o pimentão.

Ação analgésica do pimentão

bell pepper

Outro benefício do pimentão é a sua ação analgésica devido à grande quantidade de capsaicina e vitamina C. A primeira é importante porque existem muitas pomadas para inflamações no mercado que contém extrato dessa substância, por causa do efeito analgésico, que alivia os sintomas e reduz as dores advindas dos músculos ou dos ossos. Já a vitamina C é um excelente componente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando resfriados e gripes e, inclusive, inflamações.

Dê um bye bye à ansiedade! Coma pimentão.

Vamos entender uma coisa: o pimentão é um alimento termogênico que, além de acelerar o metabolismo para garantir maior gasto calórico, também é diurético, evitando a retenção de líquido.

pimenta caiena

As vitaminas do complexo B, como a B6 e o mineral magnésio são amplamente encontrados no pimentão, os quais, quando atuam juntos no organismo, são capazes de eliminar os sintomas da ansiedade, do estresse e das cólicas abdominais (e da terrível e dolorida TPM). E se você não sabia, como o pimentão é um alimento de pouca caloria, ele se torna essencial para auxiliar no emagrecimento, porque fornece uma maior saciedade ao organismo.

O pimentão não serve apenas para enfeitar ou colorir os pratos! Depois de tantos benefícios do pimentão, compensa você fazer mais receitas com esse vegetal.